domingo, 15 de julho de 2012

Dicionário da Música Eletrônica Part.01

Dicionário da musica eletrônica


Acid - É acido mesmo. A droga. 

Acid House - A House Music com sons mais psicodélicos e mais viajantes que veio no rastro da House de Chicago, juntamente com a intensificação do uso do exctasy ou pílula do amor, também do uso do Smileys em camisetas e festas fora dos clubs. Uma das grandes revoluções da música pop. A partir dela, muita coisa mudou, como o aparecimento das Raves, Músicas feitas por Djs, Djs culture, white labels, etc. O som é 4x4 com palmas ou som da caixa e não muito acelerado (120 Bpm em média) e melodias simples. Grandes nomes do início da Acid House? Bomb the Bass, M/A/R/R/S, S-Xpress, Coldcut, D-Mob, etc. 

Acid Jazz - Música eletrônica com instrumentos acústicos e elétricos que usa o Funk e Breakbeat. Surgiu antes da Acid House, porém ficou conhecido com o boom desta e mudou de nome (era conhecido como Jazzdance ou Rare Grooves). Expoentes são Guru, US3, Miles Davis, Winton Marsalis, Herp Albert, etc. 

Álbum - Aquilo que antes chamavam de LP e hoje chamam de CD, ou seja, um monte de músicas lançadas no mercado num único vinil de 12'' ou num CD. 

Ambient - Ou Amb ou Atmospheric Techno Music. Música eletrônica para ser pano de fundo de bate papos. É feita para se ouvida, não para ser escutada, nem para dançar mas para compor um ambiente. Dá ênfase às texturas e não ao ritmo. O primeiro álbum credita-se à Brian Eno (aquele ex-Roxy Music e criador do primmmm.. plen..plen..plen..musiquinha da abertura do Windows 95 :) Não tem absolutamente nada a ver com a praga da New Age. Enya (Bleargh) não é ambient. 

Ambient Drum'n'bass - É o Drum'n'bass sem preocupações com pista, mas mantendo aquela batida quebrada típica do D+B. O ritmo é um pano de fundo apenas para às texturas ambient. 

Amen - Uma batida suja e velocíssima, típica do Drum'n'bass e Jungle. Seu nome origina-se da banda The Amen Brothers e é usada em 90% das bases Jungle. 

Anokha - É o nome da noite feita pelo geniozinho indiano Talvin Singh no Blue Note de Londres. Com o sucesso do evento, criaram uma coletânea homônima com expoentes da nova música eletrônica asiática baseada em suas origens e em maioria no Drum'n'bass. Artistas representativos dessa música são State of Bengall, Earth Tribe, Asian Dub Foundation, Bally Sagoo e, claro, Talvin Sigh. 

Backspin - Movimento de girar o disco ao contrário produzindo um barulhinho chato de disco girando às avessas que o Dj usa durante mixagens. 

Book ou Bucar - Contratar um Dj, agendando uma data na sua concorrida agenda. 

Big Beat - Segundo a definição da Moonshine (gravadora símbolo desse estilo musical) é claramente uma fusão do Trip Hop com Tecno. Ou melhor: A mistura do lado pesado do Tecno com a viagem do Trip Hop (o nome da primeira coletânea lançada nesse estilo é Hardhop Tripno! "Hard" de pesado, 'hop" e "trip" de Trip Hop, e "no" de tecno). Conta-se que tudo começou no Albany Club de Londres quando 2 irmãos ex-roqueiros (Tom e Ed Chemical.. ou Chemical Brothers) tentavam ser DJs conheceram um outro ex-roqueiro Norman Cook, ex-Housemartins, e depois Fatboy Slim). Criarem nessas noites de Albany uma batida quebrada (breakbeat) mas com o mesmo "tempo", excitação e aquelas coisas ácidas da House. 

Breakbeat - É uma batida quebrada, diferente da House, da Disco, do Tecno e do Trance (que são 4x4) e da valsa (que é 3x3). Este balaio do Breakbeat engloba o Drum'n'bass, Jungle, Trip Hop, Big Beat, Funk e qualquer outro gênero de batida quebrada. 

BPM - Batidas por minuto, ou o número de batidas que uma música tem por minuto. Uma música de 180 BPMs é muito mais rápida que uma de 100BPMs, mas não necessariamente mais dançante. 

Beatbox - Caixa de Batidas, ou um aparelho que gera batidas de baterias (aqueles tum tum tum) tipo bateria eletrônica automática. Diferencia de uma groovebox porque ela só gera batidas e a groovebox gera também "levadas". 

Bristol - Cidade britânica berço do Trip Hop e tornou-se sinônimo do estilo deprê de bandas da santíssima trindade da cidade: Massive Attack, Portishead e Tricky. 

CDJ - Linha de cd players da Pioneer com Pitch. Tão famoso e bom (o novo CDJ 100 pode cair no chão que não pula. Além disso tem vários efeitos. Um deles imita o bastante usado efeito de "se desligar as pick ups") que acabou virando sinônimo (assim como DENON) desse tipo de aparelho. Diferencia dos Benons por ele não ser Dual, ou seja, você pode ter apenas 1 cd player (O Denon já sai de fábrica com dois) 

Chart - É a relação de músicas favoritas de um DJ ou de uma estação de rádio ou club. Aquele Top Ten ou Top Hits. 

Club - Casa noturna onde originariamente só podiam ser freqüentadas por associados (tipo clube de esportes mesmo) mas que hoje serve pra definir casas onde uma determinada tribo com freqüência se encontra. Por isso, diferencia-se de uma boitzte, pois esta última tem caráter comercial e tocam músicas de sucesso. Os clubs por terem um grupo fiel de clientes, pode ir mais a fundo no estilo de música que o grupo prefere. Assim, os Djs de clubs são geralmente melhores e arriscam mais que um de boite que não arrisca nada! 

Clubber - Exatamente as pessoas que freqüentam clubs e fazem parte de uma tribo ou grupo de amigos que assiduamente freqüentam os clubs similares. O termo não define nada que tenha algum estilo de roupa que usa, acessórios, cor de cabelo ou preferência sexual, etc. Ou seja, uma pessoa que usa cabelo roxo não é necessariamente um clubber, e, analogamente, uma pessoa de camisa polo (bleargh) pode ser um clubber. 

Chicago - Cidade americana conhecida por ser o berço da House. O Chicago House (como ficou conhecida a Hause produzida na cidade) possui vocais e um típico loop de piano. 

Chill in - Aquecimento para uma noite fantástica de muita dança e música boa. 



http://movimentoclubber.vilabol.uol.com.br/dicionario_eletronica.htm

Um comentário:

  1. youtube.com Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com.
    Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com best youtube to mp3 converter app Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com Videoslots.com

    ResponderExcluir